Projeto de Atenção Farmacêutica
Alicado ao SUS
OBJETIVO:
Alcançar resultados terapêuticos que influenciem positivamente na qualidade de vida do paciente.
PÚBLICO ALVO:
Pacientes do Programa ____ do Município de _____
LOCAL:
________ – Secretaria da Saúde do Município de _____
APLICABILIDADE AO SUS:
A implantação do Projeto de Atenção Farmacêutica visa garantir acesso e qualidade de atendimento à população. É necessário que se desenvolvam ações que efetivamente modifiquem a qualidade de vida das pessoas, promovendo a saúde e prevenindo o agravamento das doenças. A mudança no modelo de assistência à saúde, de forma a melhorar o acesso, o acompanhamento e a manutenção do tratamento dos pacientes, é imprescindível, uma vez que as patologias crônicas são cada vez mais prevalentes.
Nesse processo, o medicamento tem papel de destaque, fundamental para a cura e/ou controle das doenças, assim como a ação de conscientização e cuidados na disseminação da doença infectocontagiosa.
Muito do investimento feito em medicamentos não necessariamente resulta na obtenção da adesão necessária, sendo imprescindível efetivar o acompanhamento farmacêutico, um dos componentes da Atenção Farmacêutica. Para o sistema de saúde, a contribuição é a melhora da resolutividade, assim como uma aplicação mais adequada dos recursos financeiros, evitando desperdícios.
METODOLOGIA A SER APLICADA:
Atendimento Individualizado: realização de atendimento individualizado pelo profissional farmacêutico ao paciente com agendamento.
Identificação do paciente: conferência do nome, idade e sexo. Conferência da idade com a indicação terapêutica.
Legibilidade: assegurança das informações prescritas.
Reações Adversas: informar ao paciente das possíveis reações adversas.
Posologia: checar se as informações estão completas: dose, frequência da dose, via de administração.
Dose: observar ocorrência de subdose, overdose ou dose inexistente no mercado.
Via de Administração: confirmar