Instruções gerais para implementação da ISO 17025
4 REQUISITOS DA DIREÇÃO
4.1 Organização
4.1.1 Evidência de constituição legal.
4.1.4 Definir responsabilidades do pessoal chave, sugere-se definir no Manual da Qualidade.
4.1.5 b) Definir ações que assegurarem a ausência de pressões externas e internas. - Sugerese elaborar um formulário que contenha informações das ações que o laboratório definiu e que este formulário seja assinado individualmente por cada colaborador.
4.1.5 c) Estabelecer política e procedimentos para assegurar confidencialidade, direitos de propriedade, armazenamento e transmissão eletrônica dos resultados.
4.1.5 d) Estabelecer política e procedimentos ara evitar atividades que possam diminuir a confiança em sua competência, imparcialidade, julgamento ou integridade operacional.
4.1.5 e) Definir a estrutura organizacional.
4.1.5 f) Especificar a responsabilidade, autoridade e inter-relacionamento do pessoal.
4.1.5 g) Evidenciar a supervisão do pessoal - Sugere-se a elaboração de um formulário que descreva as atividades do colaborador com espaço para registro da data em que ele executava a atividade sob supervisão, e a data que passou a executar a mesma atividade com autonomia. 4.1.5 i) Nomeação do gerente da qualidade – Sugere-se que a nomeação seja feita através do
Manual da Qualidade. Ex:
A alta direção do laboratório nomeia por meio deste Manual da Qualidade, para ocupar as funções conjuntas de Responsável da Qualidade (RQ) e Responsável Técnico (RT) o colaborador XXXXX. Esta nomeação autoriza o colaborador a desempenhar todas as funções que lhe foram atribuídas, sendo a alta direção responsável por acompanhar seu desempenho, por meio de relatórios e reuniões periódicas.
4.1.5 j) Designação de substitutos para o pessoal-chave– Sugere-se que a nomeação seja feita através do Manual da Qualidade.
4.1.5 k) Evidência da consciência do pessoal sobre a pertinência e importância de suas atividades – Pode