NORMA ISO IEC /17025.
A ISO / IEC 17025 é aplicável a todos os laboratórios, independentemente do número de pessoas ou da extensão do âmbito de aplicação de testes ou atividades de calibração
A Norma ISO / IEC 17025 é para ser utilizada por laboratórios no desenvolvimento de seu sistema de gestão de operações de qualidade, administrativos e técnicos. Clientes do laboratório, as autoridades reguladoras e organismos de acreditação também poderão utilizá-la para confirmar ou reconhecer a competência dos laboratórios.
A norma ISO / IEC 17025 não se destina a ser usada como base para a certificação de laboratórios. Diferentemente das outras normas ISO que requerem a Certificação, a ISO/IEC 17025 não é passível de Certificação, razão porque os Organismos de Certificação não possuem credenciamento para realizar certificações sobre este assunto.
A norma ISO/IEC 17025 diz respeito ou está relacionada com a COMPETÊNCIA dos Laboratórios e por isso é a entidade regulamentadora que realiza as auditorias e atribui o credenciamento ao Laboratório.
Conformidade com os requisitos regulamentares e de segurança sobre o funcionamento dos laboratórios não é abrangida pela norma ISO / IEC 17025. A ISO 17025 foi publicada pela primeira vez em 1999 como um substituto para o Guia ISO 25. ISO 17025 foi revisada e reeditada em maio de 2005.
Os principais objetivos da ISO IEC/ 17025 são:
Estabelecer um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios para realizarem ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Tal padrão facilita o estabelecimento de acordos de reconhecimento mútuo entre os