iso 14000
Ana Paula Alves dos Anjos
Emilly Evelly dos Santos
Gabriela de Souza Rodrigues
Jaine Alves dos Santos
Karine de Sousa Pereira
Léia Silva Vieira
Thais Araújo Cavalcanti
Resumo
Neste artigo abordou-se á norma ISO 14000. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. Esta norma corresponde a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e apesar de críticas, sua adoção tem aumentado, já existem mais de 250 mil certificados no mundo.
Nele vamos abordar diferentes finalidades desta norma. O foco principal da ISO 14000 é equilibrar os impactos causados no meio ambiente pelas atividades que as empresas exercem. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos. Seguindo as normas da ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente. A ISO 14000 visa à proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas.
Também serão apresentados temas que se envolvem á está norma: Os Créditos de Carbono e Logística Reversa. A norma ISO 14000 não estabelece requisitos absolutos para o um ótimo desempenho ambiental, porém busca atender à legislação e regulamentos aplicáveis, assim buscando uma melhoria contínua.
Para a realização deste artigo foram utilizadas pesquisas bibliográficas, artigos e revistas encontrados no site Scielo, que resultaram nestes dados sobre a norma, entre os meses de fevereiro e maio de 2014.
Concluiu-se que utilizar corretamente a ISO 14001 é um grande passo para o desenvolvimento sustentável, permitindo que o estabelecimento possa obter o Sistema de Gestão Ambiental para auxiliar no cumprimento de legislações ambientais. Observou-se que o processo é bastante