Iso 14000
A implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança (SIG-QAS) reveste-se como o desafio máximo para as organizações, uma vez que considera a satisfação dos clientes (Qualidade), a satisfação da sociedade (Ambiente) e a satisfação dos trabalhadores (Segurança). A Gestão da Qualidade (SGQ) consiste em controlar os processos de modo a obter um produto de qualidade.
A palavra qualidade, neste caso, é bem abrangente engloba satisfazer as necessidades do cliente com um mínimo de custos possíveis, trabalhadores e fornecedores (colaboradores), envolvente da organização, fazer bem o trabalho
Sem falhas desde o início (fase de concepção) até ao serviço após venda, passando por todas as restantes etapas do processo de criação de valor, como a produção, comercialização e administração.
A Gestão Ambiental (SGQ) visa essencialmente minimizar os impactos ambientais das atividades de uma organização que gera subprodutos (resíduos águas residuais, emissões gasosas, ruído e etc.). A Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) visa minimizar os riscos resultantes do trabalho numa organização para proteção dos trabalhadores. Deste modo, um SIG-QAS é um sistema global de uma organização, que inclui: estrutura organizacional, atividades de planejamentos definição de responsabilidades, práticas e procedimentos, processos e recursos, para desenvolver, implementar, alcançar, rever e manter o Manual da Qualidade, a Política Ambiental e a Política da SSO, definidos pela organização.
Algumas das principais motivações para a implementação de um SIG-QAS são as exigências quer de clientes, quer de investidores, os requisitos legais, o (eco)marketing e melhoria de imagem, a redução de custos, os seguros de responsabilidade civil e a melhoria da eficiência e resultados. As principais vantagens e potencialidades da implementação de um SIG-QAS relacionam-se com a redução de custos, vantagens competitivas e