Ishikawa
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
LAURO DE FREITAS
2012
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada pelas organizações para gerenciamento e controle de qualidade em processos. Em sua estrutura os problemas são classificados em diferentes tipos e este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria. O Diagrama de Ishikawa é uma das mais eficazes e mais utilizadas ferramentas nas ações de melhoria e controle da qualidade nas companhias em geral permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem de qualquer problema.
Palavras-Chaves: Gerenciamento, Causa, Efeito, melhoria.
Com os processos a cada dia que passa mais dinâmicos e vivendo num mercado extremamente competitivo, as organizações precisam melhorar sua eficácia a cada produto e/ou serviços produzido ou prestado, respectivamente. Baseado no parágrafo acima exposto, muitas organizações adotam o Diagrama de Ishikawa como a principal ferramenta em busca da melhoria contínua. O Diagrama de Ishikawa também pode ser chamado de Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama 6 M.
O Diagrama de Ishikawa é uma forma segura de gerenciamento de processos e controle da qualidade de um determinado produto ou serviço. Através de uma análise por este método podemos encontrar a causa (por isso é chamado de Diagrama de Causa e Efeitos) de um problema que pode ser classificado de seis tipos diferentes (por isso também é chamado de 6M), são eles: método, matéria-prima, mão de obra, máquinas, medida e meio ambiente. Este sistema permite estruturar de forma hierárquica as causas potenciais de um determinado problema, ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Tamanha é a eficiência deste método, visto que ele foi o principal impulsionador para que ocorressem produtos exportados do Japão para o Ocidente na década de 60 e ainda é