Ishikawa
Kaoru Ishikawa nasceu em 1915 na cidade de Tóquio. Em 1939, licenciou-se em Química Aplicada e Doutorou-se em 1960. Depois da Segunda Guerra Mundial foi um dos impulsionadores da Japonese Union of Scientits and Engineers (JUSE), promotora da qualidade no Japão, e foi presidente do Musashi Institute of Tecnology.
Contribuiu muito para a qualidade e também para a gestão das empresas, foi o guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade. Como exemplo pode ser citado os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), que são reuniões regulares entre grupos de trabalho de uma determinada área da empresa (podendo ser de áreas diferentes) que se reúne para discutir sobre os problemas da qualidade.
Esteve envolvido nas normas japonesas e internacionais de certificação. Faleceu em
1968. Em sua homenagem, a ASQC atribui anualmente a Ishikawa Medal aos indivíduos ou grupos de trabalho que mais se salientaram nos aspectos humanos da qualidade. Seus estudos são bastante importantes na gestão da qualidade. Tendo obtido as primeiras noções de qualidade com os norte americanos, estudou a evolução dos processo de industrialização, e desenvolveu sua teoria para o Japão. Duas de suas criações foram as "sete ferramentas do controle de qualidade" e principalmente os "círculos de controle de qualidade". Em seu estudo, levantou que as teorias de administração mecanicistas (Taylor e Fayol), com excelentes resultados nos países ocidentais, no início da revolução industrial não eram adequadas a realidade do Japão. Os fatos que levaram o engenheiro a justificar sua teoria foram fundamentados principalmente pelas características demográficas do país, que possui taxas de escolaridade bastante elevada.
Abordagem
A abordagem de Ishikawa nasceu a partir da compilação de diversos aspectos do trabalho de vários especialistas como Deming, Juran e Shewart, acrescentado a eles uma grande preocupação com a participação do elemento humano e trazendo para o controle da qualidade uma