Segurança no trabalho e prevenção de acidentes.
A prevenção de acidentes requer o estudo de fenômenos que causam danos e perdas às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. O estudo requer uma ciência multidisciplinar, abrangendo a Engenharia de Segurança do Trabalho, a Engenharia de Segurança Ambiental, a Segurança Pública, a Segurança do Lar e do Lazer e a Medicina Ocupacional. Definiríamos como conceitos básicos, como dano, perda, perigo, risco, agente agressivo, energia agressiva, contenção, proteção e emergência. Com isso resolver problemas no campo da prevenção de acidentes e do controle de emergências.
Segurança é um estado de baixa probabilidade de ocorrência de eventos que provocam danos e perdas. Nas pessoas estão incluídos os leitores, seus familiares, amigos, colegas de trabalho e os integrantes da comunidade. No meio ambiente, o ar atmosférico, o solo, mares, fauna, flora. No patrimônio, os bens particulares das pessoas, das organizações e das comunidades.
Neste livro, a segurança é abordada com ênfase na segurança industrial ou ocupacional numa organização de grande porte. Entretanto, tais conceitos e metodologias e técnicas podem ser aplicados à segurança de qualquer organização e de pessoas no lar e no lazer.
A segurança não depende somente de Técnicos de Seg. do Trabalho e Cipas, e sim dos dirigentes, gerentes, chefes e supervisores, que detêm a maior parte dos meios para empreender as ações necessárias. Para sanar essa deficiência, procuramos integrar a segurança às ações para promover qualidade de produtos, produtividade, preservações ambientais e desenvolvimento de pessoas.
Nas empresas, existe um líder responsável pelo processo de melhoria de segurança, na sociedade é mais difícil mas não é impossível, acreditamos que em pouco tempo deva surgir iniciativa por parte do Poder Executivo, motivando o Judiciário, o Legislativo, instituições religiosas e a população em geral.
Existem barreiras, dificuldades até parte dos profissionais