isaura
Na tabela periódica encontramos mais de cem elementos químicos naturais. Na tabela encontramos alguns metais que são essenciais para o seres vivos como: manganês, cobre, zinco, ferro. Mas o elementos mais comum nos seres vivos é o carbono ( C ). Podemos dizer, que além da água, o elemento químico carbono também não pode faltar nos seres vivos. O carbono esta presente nas proteínas, nas gorduras e nos açucares.
Os carboidratos
Os carboidratos foram denominados em sacarídeos ou glicídios, e também uma classe de substâncias muito encontradas nas células.
As plantas possuem carboidratos, pois a glicose é a unidade básica para a síntese da celulose. Os animais principalmente os vertebrados, possuem muitas proteínas, pois o movimento precisa da ação das proteínas dos músculos, mas os vegetais tem muito mais carboidratos ,como o caso da celulose, um polímero de glicose.
Quando os carboidratos tem o sabor doce, damos o nome de açucares. O nome carboidrato foi inventado a partir da relação de carbono e água, que a maioria dos químicos representam como ( CH²O ).
Os carboidratos estão divididos em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos: são açucares simples e suas molécula são isoladas.
Dissacarídeos: são açucares como a sacarose e tem uma união com duas moléculas.
Polissacarídeos: é uma grande união de unidades de glicose e tem uma grande união de moléculas. Monossacarídeos
Os carboidratos do monossacarídeos podem possuir moléculas longa, por causa do devido tipo de ligação química que pode se formar entre moléculas simples. Esses compostos são chamados polímeros e suas unidades são chamadas monômeros. Alguns exemplos de monossacarídeos que podemos encontrar são:
A glicose: encontramos em alguns pós, sua molécula é comprida. E encontramos também no interior das e no sangue ou de qualquer forma em uma solução aquosa sua molécula forma um anel.
A galactose: encontramos nos