Isaura
Matheus Lima nº24
Matheus Carvalho n°27
Tauan Nascimento nº32
Yago Félix n°36
A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Biografia do autor
Nascido em Ouro Preto, Bernardo Guimarães (1825-1884) é conhecido pelos seus romances de cunho regional. Além de escritor, foi jornalista, professor e assumiu o cargo de juiz municipal em Goiás, pois era formado em Direito (no período de 1852 a 1854).
O fato de conviver com pessoas, costumes e paisagens do interior do Brasil faz com que esses elementos estejam sempre presentes nas suas obras.
Foi um excelente contador de casos, da vida dos homens do sertão: as festas barulhentas, a valentia que termina em brigas sangrentas e morte, a rudeza no trato com as pessoas, as histórias de amor.
Suas obras mais lidas são “A Escrava Isaura” e o “Seminarista”, que tratam assuntos problemáticos na sociedade da época: a escravidão e o celibato.
Foco Narrativo
O foco narrativo do livro é na terceira pessoa.
Caracterização da época em que se passa a história
A obra “A Escrava Isaura” é um livro que basicamente mostra os costumes da sociedade carioca e pernambuna na parte final do século XIX. A mesma época em que Bernardo Guimarães viveu.
Caracterização do tempo e do espaço
A história se passa nos primeiros anos do reinado de D. Pedro ll, mais exatamente no ano de 1875. Na cidade de Campos dos Goitacazes, no estado do Rio de Janeiro e Recife, em Pernambuco.
Tipo de discurso
Nessa obra de Bernardo Guimarães há uma reprodução direta das falas dos personagens, o caracteriza o discurso direto. Alguns exemplos abaixo:
“Malvina aproximou-se de manso e sem ser pressentida para junto da cantora, colocando-se por detrás dela esperou que terminasse a última copla.”
- Isaura!... - disse ela repousando de leve a delicada mãozinha sobre o ombro da cantora.
- Ah! É a senhora?! – respondeu Isaura voltando-se sobressaltada.
Personagens
Isaura: Escrava quase branca, bonita,