Irrigação III
*entenda-se como resumo devido á abrangência do tema.
I. Água como elemento químico universal (sub-item opcional de Água)
(Como a finalidade básica deste escrito não trata da água cósmica este sub-item será breve)
Tratando-se um elemento básico comum nas estrelas, o Hidrogênio assim como o Oxigênio e a maioria dos elementos são dispersos no espaço sideral após explosões em seus corpos celestes.
A formação do Hidrogênio ainda é teórica em mais de 50%, mas os demais elementos são formados a partir de fusões e fissões atômicas ou ainda englobamento de partícula radioativa não-gama ( este último, raro e teórico).
Desta forma, probabilisticamente, os compostos hidrogenados fazem parte e/ou são essenciais a processos vitais universalmente. Como ainda não foi encontrada outra substância se não a água, que, além de ser hidrogenada possui qualidades físicas como permeabilidade de membranas, solubilidade de compostos(simples ou de cadeia longa), entre inúmeras outras, que juntas são capazes de sustentar a criação, gerenciamento e manutenção de processos vitais em seres dinâmicos ( EX.: animais, vírus...).
Assim sendo é evaliado que, se houverem muitas espécies de seres racionais no Universo Sideral, é provável que pelo menos 90% dessas espécies tenham água na sua constituição biológica.
(Este sub-item foi baseado em teoria autônoma não oficial “in off” de José de Oliveira Santos)
II. Água como elemento químico na Terra ( sub-item opcional de Água)
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves