Histórico do ERP
Edson Luis de Souza (FAHOR) es000194@fahor.com.br
Édio Polacinski (FAHOR) polacinskiedio@fahor.com.br
Resumo
Enterprise Resource Planning (ERP) são sistemas integrados de gestão, que auxiliam na integração das informações da empresa. Contudo, observe-se que além da referida integração, estes sistemas oferecem inúmeros outros benefícios.
Destaque-se o objetivo deste artigo ser identificar e apresentar os benefícios, além da integração sistemas ERP, tendo como base diversas pesquisas existentes na literatura pertinente. O artigo caracteriza-se como um ensaio teórico, baseado em pesquisa bibliográfica e estudo multicasos. Como principais resultados de pesquisa, destaca-se a proposição de uma compilação de informações, as quais apresentam os benefícios que os sistemas ERP apresentam às empresas, além da integração, a partir de inúmeros casos considerados referência na área.
Palavras chave: ERP, Sistemas, Integração, Empresas, Benefícios.
1. Introdução
Na segunda metade da década de 90 um sistema de informação passou a ser bastante utilizado nas empresas brasileiras: o Enterprise Resource Planning (ERPs), ou Sistemas de Gestão Empresarial (também conhecidos como Sistemas Integrados de Gestão). Atualmente, com a necessidade crescente de as empresas obterem dados confiáveis para tomada de decisão, da maneira mais rápida possível, esses sistemas aparecem como a solução mais eficiente. De acordo com Zwicker e Souza
(2009), ERPs são sistemas de informação integrados adquiridos na forma de pacotes comerciais de software, com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa industrial (suprimentos, manufatura, manutenção, administração financeira, contabilidade, recursos humanos etc).
Souza e Saccol (2009) explicam que, tão logo os primeiros sistemas foram implementados e começaram a operar, tiveram início questionamentos: se os benefícios a que se propunham realmente estavam