irrigacao
São dipositivos que distribue um volume de água com vazão constante para uma dada pressão, ou seja, são responsáveis pela uniformidade de distribuição de água.
1.1 Tipos de Emissores
Irrigação localizada: sprays, gotejadores, difusores, microaspersores, tubos de emissão.
Irrigação por Aspersão: aspersores, sprays ou difusores, canhões hidráulicos.
Irrigação por Superfície: sifões, tubos janelados e linhas de distribuição com válvulas.
Os aspersores são compostos por braço oscilante, mola de controle, defletor, bocal e corpo.
1.2 Quanto a sua classificação eles podem ser:
Estacionário ou fixo:difusores ou sprays, seu ângulo de inclinação do jato é normal, cobertura do jato circulo completo de 360, contém um bocal e sua instalação é na superfície.
Rotativos: Impacto, reação e engrenagens ou outros, ângulo de inclinação do jato tipo subcopa, jato setorial ou seja,menor que 360, números de bocais são múltiplos, quanto a sua instalação é feito por aterramento (escamoteáveis).
Classificação pela pressão de serviço:
Aspersores de Muito Baixa Pressão: Pressão de serviço entre 4 e 10 mca Pequeno alcance Estacionários Recomendados para pomares e jardins.
Sprays de Baixa Pressão: Pressão de serviço entre 5 e 21 mca Utilizados em pivô.
Sprays LEPA, quatro posições: Borbulhamento Aerado LEPA 2 Borbulhamento LEPA 1 Spray para quimigação Spray para irrigação.
Aspersores de Baixa Pressão de Serviço: Pressão de serviço entre 10 e 20mca Raio de ação entre 6 e 12m Tipo rotativo Irrigação sob copas de pomares ou para pequenas áreas de cultivo.
Aspersores de Média Pressão de serviço: Pressão de serviço entre 20 e 40 mca Com raio de ação entre 12 e 36 m Mais usados, pois se adaptam às características de quase todos os tipos de solo e cultura.
Aspersores de Alta Pressão de serviço: Conhecidos por canhões hidráulicos de médio ou de longo alcance. Emissores em irrigação localizada Aplicam água a baixas vazões e baixas pressões.
2.