Irradiação Adaptativa
Turma: 3 ANO "C"
Disciplina: Biologia IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA E ESPECIAÇÃO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordarei alguns fatos nos quais passam despercebidos sobre a Irradiação Adaptativa e Especiação, sua utilização, suas descobertas, de onde ela surgiu, qual suas utilidades, seus malefícios e alguns relatos sobre ela.
Tentarei resumi-lo em pequenas explicações, para que você consiga entender todos os fatos que cercam esse assunto.
IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA
É o processo de diferenciação progressiva que sofre os indivíduos de uma espécie, quando em populações isoladas umas das outras, permitindo que cada grupa se afaste do tipo original e dos demais grupos segregadores. Uma vez isoladas por barreiras geográficas (cordilheiras, desertos, oceanos e etc), essas populações vão sofrendo mutações que somam independentemente em cada grupo, lentamente se diversificando. Embora, todos os mamíferos atuais são descendentes de um tronco inicial (ancestral), a irradiação adaptativa permitiu que, ao longo de milhões de anos, eles se diversificassem. A irradiação adaptativa está intimamente relacionada ao fenômeno das adaptações.
As adaptações são transformações não-intencionais que uma espécie sofre ao longo do tempo, produzidas por mutações que ocorrem ao acaso. Uma espécie pode se adaptar a temperatura, (criando pêlos para resistir ao frio), ao meio aquático (desenvolvendo nadadeira), à água salgada ou doce (aprimorando mecanismos de eliminação dos sais e água), à competição na luta
Um tipo especial de adaptação é a chamada adaptação convergente ou convergência, onde uma espécie sofre transformações que adaptam a um ambiente para o qual outras espécies também sofreram adaptações semelhantes.
ESPECIAÇÃO Especiação é o processo pelo qual uma espécie de ser vivo se transforma em outra (anagênese) ou se divide dando origem a outras duas (cladogênese). Do ponto de vista morfológico a especiação é uma mudança