Colonização do territorio terrestre por animais e plantas
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. Com o passar do tempo, apareceram espécies animais que se adaptaram à vida em outros meios, como a terra e o ar. A trajetória evolutiva dos animais e plantas ocorreu de forma em que vários seres pudessem evoluir juntamente ao ambiente terrestre. Esta transição exigiu mudanças extremas em praticamente todos os aspectos biológicos dos organismos, como a regulação da temperatura, trocas gasosas, percepção, alimentação, locomoção e reprodução. Assim, este trabalho falará sobre a colonização do ambiente terrestre realizado por animais e plantas.
Desenvolvimento Na colonização do ambiente terrestre grandes problemas iniciais deveriam ser enfrentados pelas plantas no novo ambiente: necessidade de água, meios de evitar a perda de água obtida, condução da água pelo corpo da planta, sustentação.
Modificações no esporófito: gametófito sustenta o esporófito Gametófito reduzido - esporófito. Sistema radicular: as primeiras plantas possuíam rizoides, resolveu o problema de obtenção de água e nutrientes, exclusivo das plantas vasculares, fixação e absorção. Uma característica importante para o sucesso da conquista do ambiente terrestre foi o desenvolvimento de esporos, que dava proteção, condições de tolerar períodos de seca, assim foi possível uma dispersão pelo vento.
Desidratação – surgimento da epiderme, súber e ritidoma.
Sustentação – caule, raiz, colênquima e esclerênquima.
Nutrição – vasos condutores, raízes, folhas.
Reprodução – esporângios e flores.
Respiração – estômatos, lenticelas e pneumatóforos.
Os vertebrados terrestres apareceram no Devoniano superior e se diversificaram durante o Carbonífero. A origem de Tetrápodes a partir de peixes Sarcopterygii se deu entre o Devoniano médio e superior. Características do crânio, dentes e membros são usadas para