Módulo Evolução
1. Conceito:
Parte da biologia que estuda as mudanças no padrão comum dos seres vivos através das gerações.
2. Adaptações:
Conjunto de características de uma espécie que contribuem para a sobrevivência e reprodução num determinado meio ambiente.
Tornou-se clássico o exemplo de adaptação ocorrida entre as mariposas que povoavam a cidade inglesa de Manchester. Nos meados do século XIX, antes do processo de industrialização da cidade, era marcante o predomínio de mariposas claras em relação às mariposas escuras, ambas pertencendo à mesma espécie (Biston betularia). A coloração clara constituía, na época, uma característica favorável, uma vez que permitia uma camuflagem mais adequada das mariposas nos claros troncos das árvores recobertas de liquens; assim, era de difícil visualização por parte de pássaros insetívoros, que, então, capturavam e devoravam mais as mariposas escuras, facilmente identificáveis. Após a industrialização da cidade, os liquens foram eliminados pela poluição ambiental e a fuligem das fábricas escureceu o tronco das árvores. Nessa nova situação, as mariposas escuras passaram a camuflar-se melhor e, dentro de algum tempo, constituíam o grupo predominante.
3. Teorias da evolução:
Jean-Baptiste de Munet (Lamark):
Em seu livro Philophia Zoologique (1809), propôs que os seres de um mesmo grupo são idênticos, e quando surge uma mudança, esta seria promovida pela ação do ambiente.
Essas idéias levaram Lamarck a postular as duas leis básicas de sua hipótese
1) Lei do uso ou desuso:
Supõe que o uso freqüente conduz a hipertrofia de partes do organismo, e o desuso prolongado ocasiona-lhes a atrofia.
2) Lei da transmissão das características adquiridas:
Supõe que as características adquiridas pelo uso ou perdidas pelo desuso são transmitidas de geração em geração.
A princípio, as girafas teriam pescoços curtos e membros anteriores com o mesmo comprimento dos posteriores' Viviam, porém, em ambientes onde a vegetação