IRPF
Imposto de Renda é um imposto cobrado de cada pessoa ou empresa existente no país. Não existe apenas no Brasil, mas em todas as nações do mundo. A porcentagem deduzida da renda média anual é convertida para o governo. Resultando em melhorias para o bem comum (tais como infraestrutura: Estradas, Portos, Aeroportos, etc.). O valor cobrado varia de acordo com o salário do contribuinte. Os contribuintes se subdividem em dois grupos: 1. Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) Segundo Dicionário Michaelis: pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher) desde o nascimento até a morte. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso.
O valor do IRPF é cobrado mensalmente e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve de imposto, sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias
A Declaração é utilizada pela Receita Federal para verificar se o imposto pago ao longo do ano pelo contribuinte foi equivalente ao efetivamente devido. O descumprimento das normas ou tentativa de burlar a receita pode levar a sérias consequências para o contribuinte.
Quem está obrigado à entrega da declaração
Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2014, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2013:
Recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$25.661,70;
Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.
Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; Optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente