irpf
Imposto de Renda é um imposto cobrado de cada pessoa ou empresa existente no país. Não existe apenas no Brasil, mas em todas as nações do mundo. A porcentagem deduzida da renda média anual é convertida para o governo. Resultando em melhorias para o bem comum (tais como infra-estrutura: Estradas, Portos, Aeroportos, etc.)
O valor cobrado varia de acordo com o salário do contribuinte. Os contribuintes se subdividem em dois grupos: 1. Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) Segundo Dicionário Michaelis: pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso. O valor do IRPF é cobrado mensalmente e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve de imposto, sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias
A Declaração é utilizada pela Receita Federal para verificar se o imposto pago ao longo do ano pelo contribuinte foi equivalente ao efetivamente devido. O descumprimento das normas ou tentativa de burlar a receita pode levar a sérias conseqüências para o contribuinte.
O surgimento de Imposto de Renda foi relativamente tarde. O sistema econômico de troca de produtos ou serviços por outros produtos dificultava a medição da renda. Esta só foi possível media-la e tributá-la com a criação da moeda.
Historicamente o imposto de renda era usado para aumentar a receita do governo, para financiar guerras. Á idéia de arrecadar sobre a renda foi de grande sucesso que o governo adotou a idéia e passou a ser permanente, transformando-se na principal fonte de recursos de muitos países, atualmente.