abordagens sobre cultura, memória e identidade
A relevância da compreensão da Cultura, identidade e memória.
Considerações sobre os Estudos Culturais nos Estudos da Literatura:
Buscam a construção de uma teoria centrada na articulação entre preocupações estética e questões sociais.
É uma abordagem crítica interdisciplinar: a literatura pode dialogar com a história, a antropologia, a sociologia, entre outros.
Dizem respeito às formas históricas de consciência ou da subjetividade, ou às formas pelas quais nós vivemos. Por isso, coloca nos foco os temas como: cultura, identidade e memória.
A importância da Cultura:
A cultura pode ser aproximadamente resumida como um complexo de valores , costumes, crenças e práticas que constituem um modo de vida de um grupo específico. ( EAGLETON, 2011, p. 54)
Stuart Hall: “ práticas vividas” ou “ Ideologias práticas que capacitam uma sociedade, ou grupo ou classe para definir, interpretar e dar sentido às suas existências ( 1991 apud Eagleton, 2011, p.55)
Uma abordagem de Crítica Cultura:
A linguagem como espaço de negociação em que se analisam a tensão histórica e filosófica ( articulação de elementos antagônicos e contraditórios no discurso) que compõem determinadas representações culturais (Bhabha, 2001).
A representação cultural é a expressão de um conhecimento do mundo social que cria estratégias que determinam posições e relações e que atribuem a cada classe, grupo ou meio um “ ser aprendido” constitutivo da sua identidade. (Chartier, 2002, p.20).
A representação inclui práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos, posicionando-se como sujeitos. É, por meio dos significados produzidos pelas representações que damos sentido à nossa experiência e aquilo que somos.
A distinção entre Diversidade Cultural e Diferença Cultural:
Diversidade Cultural: é um objeto do conhecimento empírico, categoria da ética, estética ou etnologia comparativas. (