Irpf
INTRODUÇÃO Todos os anos, nos meses de março e abril, muitas pessoas ficam ansiosas com o preenchimento e entrega da declaração de imposto de renda. Algumas porque não sabem se estarão obrigadas à entrega ou se estarão dispensadas, outras por causa do receio com o valor que terão de pagar, outras querendo concluir e entregar a declaração logo, com o objetivo de antecipar a restituição, outras, ainda, por não entenderem nada sobre isso e temerem uma fiscalização se fizerem algo em desacordo com a legislação. Qualquer que seja o motivo dessa ansiedade, ele geralmente está associado com dinheiro.
Quanto terei de pagar ? Quanto conseguirei restituir ? Serei penalizado se esquecer de informar algo ? E começamos nosso estudo esclarecendo às pessoas que declarar imposto de renda não significa ter de pagar ou receber algum valor. Pode ser que o resultado final do processamento das informações não resulte nem em pagamento, nem em restituição. E isso é bastante comum.
Pode ser que a pessoa tenha que entregar sua declaração apenas porque vendeu algumas ações no ano que passou, sem que isso resulte em nova entrada ou saída de dinheiro.
São muitas as possibilidades de resultado final, daí o nome do programa ser Declaração de Ajuste Anual da Pessoa