Iracema
Um obra romântica com traços realistas ; poderia ser essa a definição para caracterizar o romance “Iracema” de José de Alencar . Apesar do autor ser um dos mais importantes nomes da primeira geração do romantismo brasileiro – a indianista , em suas obras podemos encontrar vários traços do estilo de época posterior – o realismo ; mas como compreender esta afirmação caracterizá-los ?Passamos a um breve comentário a respeito de ambos os estilos .
Uma obra romântica era muito caracterizada pelo individualismo , tornando o texto subjetivo montado a partir das vivências do eu-lírico , apoiado por diversas vezes em questões nacionalistas de grande apelo a chamada “cor local” , sendo definida como particularidades de uma região , uma cultura popular ; e como sempre destacada por vários autores , apresenta sempre suas personagens bem delineadas , marcadas e definidas baseadas em um único aspecto : herói ou vilão .
Especificando personagens ; devemos ressaltar a grande exaltação a figura feminina , sempre passiva dentro de sua perfeição intocável , as narrações exageradas dos idealismos , sempre bem adjetivadas , metáforas intermináveis de grande apelo emocional retomando o grande teor subjetivo citado anteriormente .
A visão realista não permite a fuga da realidade , as personagens e os ambientes narrados como a natureza , são exaltados , porém sempre trazendo a exposição da realidade com verdade e neutralidade ; assim como a temática que passa a ser carregada de ideologias sociológicas e filosóficas baseadas nas reais questões problemáticas do homem da época .
As personagens saem do vazio e da inércia e passam a ser ativas e passiveis de erros e falhas , desfazem as idealizações e se concentram no concreto , no real ; a linguagem passa a ser mais objetiva , clara . O emocional passa a ser racional sempre preocupado com o material . A posição feminina deixa de ser idealizada e passa a ter destaque como