Início da industrialização do Brasil na visão de Mª Tavares
Início da industrialização do Brasil na visão de Mª Tavares:
Modelo Primário Exportador – Características - Havia um alto peso relativo do setor externo e divisão internacional do trabalho. Os países ao adotar o MPE se inserem numa divisão internacional do trabalho. Havia nesse modelo alta concentração da propriedade dos recursos naturais (terra) e capital- alta concentração de renda seja no nível pessoal seja no nível regional.
Alto peso relativo do setor externo – Para as economias latino americanas que praticavam o MPE pode ser avaliado na importância das variáveis importação e exportação (no peso do produtos que eles vendiam para o exterior e dos produtos que eles compravam do exterior).
A variável exportação para os praticantes do MPE era uma variável definida externamente (exógena – de fora do modelo). A quantidade que seria vendida para o exterior e seus preços que ia receber pelo produto não eram definidos dentro do MPE e sim no comércio internacional, apesar de ser uma variável exógena era a variável com que diz respeito ao crescimento do país (da sua renda nacional). O setor primário nessas economias era o setor dinâmico, era o que dava o tom ao crescimento econômico, era o principal setor dentro das economias praticantes desse modelo.
A variável importação para dos praticantes do MPE era muito importante, porque vai ser por intermédio da importação que vai ser possível atender a demanda interna de uma série de produtos manufaturados por exemplo e ate alguns agrícolas que esses países consumiam mas não produziam. Os produtos manufaturados não eram produzidos, pois não havia capacidade instalada e os agrícolas por não ter