investimento
Investimento
Conceitos importantes
Um investimento, em termos económicos, é o capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que gera um benefício imediato por um futuro improvável.
Risco de Mercado - decorre das condições da economia, que podem fazer os juros, o câmbio, o preço das ações, variar, para mais ou para menos, influenciando seu investimento de forma positiva ou negativa.
Risco de Crédito - quando você investe, está emprestando dinheiro a alguém ou aplicando uma quantia em determinado empreendimento, certamente, correndo o risco de que o tomador dos recursos não honre a obrigação, ou não pague os juros combinados, ou o que empreendimento não renda o esperado.
Risco de Liquidez - está diretamente relacionado com a facilidade de você resgatar ou transferir seu investimento. Se houver pouca liquidez, haverá menos pessoas interessadas em negociar com você, isto baixará o valor do seu investimento. Se o contrário ocorrer, ou seja, se muitas pessoas estiverem interessadas em adquirir o seu investimento, o valor dele aumentará. Lei da Oferta X Procura.
Risco Legal - está relacionado com eventuais questões legais que poderão causar problemas no cumprimento das condições pactuadas. O título ou contrato podem ter defeitos jurídicos que impeçam ou dificultem o exercício dos direitos nele estabelecidos, permitindo ao devedor ou tomador não honrar as obrigações assumidas.
Risco Operacional - reflete as falhas ocorridas no decorrer do investimento que poderão ser provenientes de problemas nos equipamentos de uma companhia, falhas humanas no controle de custos e gerenciamento das quantias aplicadas, má administração dos recursos do emissor.
Tipos de investimentos
Investimentos públicos - são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social .Os investimentos públicos em geral não tem por objetivos gerar retornos monetários, mas sim retornos