Investimento e restrição orçamentaria
Chiavenato defende a idéia que nenhuma organização deva agir na base de apenas improvisação. O planejamento é baseado nas oportunidades e ameaças do ambiente onde a empresa atua.
Com isso é possível prevenir-se e antecipar as necessidades, carências e futuras demandas do mercado.
É importante que a analise das forças e fraquezas tanto da empresa quanto do ambiente socioeconômico seja bem elaborado para que seja executada em um nível de equilíbrio, onde se possa aplicá-lo de acordo com as estruturas da empresa.
O planejamento é estabelecido para busca dos objetivos envolve a empresa como um todo, todos os níveis: estratégico, tático e operacional. * Planejamento estratégico- Nível institucional, em longo prazo, aborda a empresa como um todo, está sujeito a incertezas e constantes alterações. * Planejamento tático- Nível intermediário, médio prazo, aborda cada departamento opera baseado na certeza. * Planejamento Operacional- nível operacional executa ações estabelecidas, é um processo permanente e continuo onde as decisões e ações devam ser analisadas antes de executadas.
Já carvalho define que os principais pontos de partida para elaboração do planejamento, é a analise profunda e a relação entre valores, missão, visão e objetivos da empresa, com isso se define para onde se quer ir e quais objetivos a serem alcançadas.
Com um diferente ponto de vista, Ghallab defende que muitas de nossas atividades e ações não necessitam de planejamento e mesmo assim conseguimos antecipar resultados de futuras ações.
Por julgar uma atividade trabalhosa e de alto custo não vê a necessidade de ser aplicado em qualquer situação, mas sim em ações que envolvam riscos e custos e também em atividades conjuntas que envolvam mais pessoas
Passo 2
No texto “ Veja o futuro antes dos outros “ do Prof. Roberto Shinyashiki ressalta a importância da visão empreendedora dos novos administradores, a busca de novas oportunidades, saber enxergar além de um simples