Tipos de investimentos
- Investimentos economicamente dependentes: onde temos os casos de (i) a aceitação de um influencia negativamente em outro, no evento de reduzir a rentabilidade chamamos de substituto, (ii) a aceitação influencia positivamente, esses titulados de complementares, (iii) a aceitação de um depende da aceitação do outro. - Investimentos mutuamente excludentes: quando ocorrem propostas semelhantes (ex: aquisição de uma máquina, orçamentos em lojas distintas), a aceitação de um extingue completamente o outro.
Os investimentos excludentes são aqueles temos apenas uma alternativa. Por exemplo, pode-se ter uma empresa que depara com 10 marcas de mesas que atende seu projeto básico, mas que apenas uma é necessária ao processo.
- Investimentos com dependência estatística: quando opera no mesmo segmento de mercado, tendo os mesmos fatos externo.
- Investimentos com restrição orçamentária: limitam a escolha a ser feita, pois a aceitação de um causa a rejeição do outro, porque os recursos orçamentários demandados são acima do alcance da empresa.
A restrição orçamentária do consumidor requer que a quantidade de renda gasta no consumo dos bens não exceda a renda total que o consumidor dispõe.