Tipo de investimentos
TRABALHO DE ECONOMIA
TIPOS DE INVESTIMENTOS
Alba Assunção Lemos
Lericia Cavalcante Manoel
Paula Silva Freire
Hortolândia maio de 2012
Tipos de investimentos
Os principais tipos de investimento no Brasil são: Ações, Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), Fundos de investimento, Poupança, Certificados de Depósito Bancário (CDB),CDB DI,CDB Pré, Outras moedas, Ouro.
Ações - Ao investir em ações, você se torna sócio de uma empresa. É como se você se tornasse dono de um pedacinho dela. Quem pode investir: qualquer pessoa. Valor mínimo: não existe um valor mínimo para investir em ações. Mas assim como nos outros tipos de investimento que você faz com o gerente do seu banco, no investimento em ações as corretoras cobram taxas para guardá-las (taxa de custódia) e pelas movimentações que você faz (taxa de corretagem). Cabe a você fazer as contas para saber se a taxa cobrada vai pesar no seu investimento. Resgate do dinheiro: trata-se de um investimento de longo prazo. Portanto, não invista em ações aquele dinheiro que sabe que vai precisar daqui a alguns meses.
Rentabilidade média- Por se tratar de um investimento de renda variável, não é possível saber quanto seu dinheiro vai render após certo período de tempo. Mas você pode usar o Ibovespa, principal índice do mercado de ações, como referência de desempenho.
Como investir: para investir diretamente em ações é preciso ser cliente de uma corretora. Elas possuem especialistas que pode ajudar a escolher as melhores alternativas de investimento.
Formas de Investir: Compra direta de Ações, você escolhe as ações que deseja comprar e transmite a ordem para a corretora. Comprar ações significa ter “pedaços” de uma empresa e se tornar sócio dela. Você não divide os riscos do seu investimento, mas também não divide os ganhos; Gera dividendos (parcela do lucro da empresa distribuída