Investimento em responsabilidade social e sua relação com o desempenho econômico das empresas. resenha crítica
Elaine Arantes é graduada em administração – FAE; Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios – FAE. Mestre em Administração – PUC-PR, finalista do Prêmio Ethos de Responsabilidade Social. Professora do núcleo de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. ISAE/PR.
O artigo: “Investimento em Responsabilidade Social e sua relação com o desempenho econômico das empresas”, publicado no site Google acadêmico, é constituído de 9 páginas, divididas em um tópico e dois subtópicos, um resumo, uma introdução, uma conclusão e uma bibliografia sobre o tema, responsabilidade social.
Na introdução a autora apresenta o tema afirmando que este tem sido bastante discutido no Brasil com a intenção de compreender os possíveis impactos causados em seu negócio. Afirma também que a iniciativa privada tomou para si a tarefa do Estado: a geração do bem-estar social, contando com a ajuda de Organizações Não Governamentais, para o melhor desenvolvimento deste serviço.
No tópico I, intitulado “Relação entre investimento em Responsabilidade Social e o desempenho econômico das empresas”, a autora apresenta várias visões surgidas na sociedade na tentativa de conceituar Responsabilidade Social. A primeira é proposta por Bowen que afirma “Responsabilidade Social se refere às obrigações dos homens de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação que sejam compatíveis com os fins e valores de nossa sociedade.” O Instituto Ethos enaltece que “Responsabilidade Social é uma forma de gestão definida por uma relação ética e transparente da empresa com todas as partes interessadas.” Contrapondo as visões anteriores, Elaine Arantes, expõe uma afirmação de Friedman, “os executivos de uma empresa não devem ter outra responsabilidade em suas atividades dentro do negócio senão a de gerar