Replicação
Neste trabalho iremos falar sobre DNA, RNA e os processos de replicação (duplicação), transcrição e tradução.
A divisão é um evento necessário para a manutenção da vida. Para que as células continuem se multiplicando e criando formas celulares viáveis é necessário que essa multiplicação seja controlada. Por isso, fica bastante óbvia a presença de um mecanismo de controle de qualidade interno, que assegure que a divisão celular dê origem a duas células.
O termo ciclo celular é utilizado para descrever uma série de eventos ordenados que leva a duplicação de todos os componentes celulares e partição fiel desses em duas partes (PERRY e LEVINE, 1993) filhas iguais. Para as células se dividirem precisam aumentar de tamanho, para que as células filhas não fiquem cada vez menores, o que normalmente ocorre na fase G1 do ciclo celular. Outro passo crucial para a divisão celular é a duplicação do material genético, nessa fase a célula tem que ter todo o seu DNA duplicado, sem exceções e sem erros (ZHOU e ELLEDGE, 2000). Precisa também ter controle para que esse material só seja duplicado e não triplicado, ou quadruplicado, evento que ocorre na fase S. na fase G2 a célula se prepara para a divisão com o intuito de checar se está pronta para se dividir. A divisão propriamente dita ocorre na fase M, que também é chamada de mitose. Nessa fase, as sequências duplicadas serão separadas e enviadas para cada uma das células filhas e a célula vai se dividir, seguindo, cada um dos produtos, o ciclo celular novamente.
Grande parte dos estudos dos mecanismos de controle do ciclo celular baseou-se nas leveduras Sacccharomyces cerevisiae e Schizosaccharomyces pombe, pela facilidade de se isolar rapidamente mutações que impedem processos biológicos específicos, com os eventos do ciclo celular. Outra característica importante foi a facilidade de se identificar a fase do ciclo em que se encontram, de uma forma que as mutações que interferiam no ciclo celular pudessem ser