Investimento ainda comanda expansão da economia brasileira,
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
DISCIPLINA: Introdução à Economia
PROFESSOR: Marcelo Arnosti
ALUNO: Ivan Renato do Rosário Rocha
TURNO: Noite
Artigo:
Investimento ainda comanda expansão da economia brasileira, afirma Holland
Autor(a): Edna Simão
Valor Econômico: 24/10/2013 às 00:00
Em um momento em que as análises econômicas apontam para uma acomodação do investimento no segundo semestre, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, pondera que esse tipo de movimento faz parte de uma "oscilação cíclica", normal na economia, e que o importante é que o crescimento está sendo puxado pelo investimento.
No primeiro semestre, a formação bruta de capital fixo (FBCF, medida do investimento em máquinas, equipamentos e construção civil) subiu 6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo projeta alta anual média de 7% de 2013 a 2022. Ou seja, se confirmada essa previsão para 2013, boa parte da expansão prevista para o ano já ocorreu.
O governo projeta uma taxa de investimento de 18,7% para o fim do ano, chegando a 24,1% em 2022. No segundo trimestre ela foi de 18,6%. "A economia funciona por ciclos econômicos. Há fases de acomodação e outras de expansão. O que procuramos fazer é tentar suavizar esses ciclos", explicou Holland ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, ao ser questionado sobre o comportamento do investimento no segundo semestre.
Segundo analistas do mercado, a expansão do investimento neste ano foi concentrada no primeiro semestre. Nos seis últimos meses do ano, o que deve ocorrer é apenas o "efeito do carregamento" do bom desempenho verificado até junho. Holland não informou qual é a previsão de crescimento do investimento no segundo semestre. Para comprovar que o investimento ainda está em expansão, o secretário assinalou que a produção de bens de capital teve uma alta de 13,1% em julho e de 11,8% em agosto, o que sinalizaria uma elevação