RELATÓRIO
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
RELATÓRIO DE ECONOMIA
EXPECTATIVA INFLACIONÁRIA 20013/2014
BELO HORIZONTE
Junho/2013
RELATÓRIO DE ECONOMIA
EXPECTATIVA INFLACIONÁRIA 20013/2014
Trabalho de economia apresentado na forma de Relatório, ao curso de Tecnologia em Gestão Comercial, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro Universitário Newton.
BELO HORIZONTE
Junho/2013
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
BELO HORIZONTE
Junho/2013
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos vivenciamos uma desindustrialização, com o valor adicionado da indústria de transformação e perda da participação no PIB, não é mais a indústria de transformação que comanda o crescimento, mas o setor de serviços. Vivemos momentos de incertezas quanto ao futuro das organizações, é necessário ir em direção ao mercado, analisar de forma proativa e tornar-se agente de mudanças. É possível que a volatilidade do câmbio deva continuar no país enquanto a taxa de juros real não for igual à externa, com variações aleatórias e pequenas. O grande desafio das próximas décadas é a busca da redução das desigualdades sociais sem afetar os recursos naturais, entretanto isso exige outro estilo de desenvolvimento econômico e social.
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital. A taxa utilizada como referência pela política monetária é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se limitam no Brasil, taxa SELIC também chamada "taxa básica", esta taxa acaba servindo de referência para todas as demais taxas de juros da economia e varia praticamente todos os dias.
O Brasil tem investido nos mercados internacionais e de commodites, é participante do grupo de quatro economias emergentes chamadas de