investigação na educação de saúde
Nome: Danielly Cristina da Silva
Belo Horizonte, 08 de março de 2014
5 - INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
A educação para saúde apresenta grande necessidade de uma investigação como um eixo prioritário tendo como foco a intervenção em prevenção de doença com a possibilidade de aumentar ganhos em saúde,melhorando indicadores de morbidade e evitando tempo de internamento e gasto em terapêuticas dispendiosas e na promoção em Saúde utilizando intervenção precoce na saúde materna e na saúde infantil. Para que essa investigação ocorra é necessário aplicar investimentos em unidades ou grupos de investigação devidamente reconhecidos. Cada unidade deve possuir a massa critica necessária para alcançar seus objetivos constando no mínimo pros três doutorados com currículos científicos de mérito, sendo um deles o coordenador cientifico, o qual assegura a liderança cientifica e é responsável pelas atividades de gestão, tendo como finalidade a produção cientifica, em ramos específicos do saber. Importa perceber que sem apoio e financiamento não há investigação cientifica viável e útil.
Os projetos de investigação orientados para a ação de uma forma sustentada, parece ser uma boa forma de encarar a ação de promoção e educação para a saúde,com absoluto respeito pelas características especificas da população alvo.Os projetos devem estar dentro das prioridades,definidas pelos programas nacionais a desenvolver indicados pelo Plano Nacional de Saúde(Ministérios da saúde,2004),como seja: o Programa Nacional de Promoção da Saúde em crianças e jovens; Programa Nacional de Saúde Escolar,entre muitos outros.
Uma das estratégias para a formação de educadores é importante que ele passe por uma equipe de investigação para que possa desenvolver competências de investigação, conceitualização, análise reflexiva e intervenção fundamentada.
De seguida apresentamos o exemplo