Pesquisa participante
Segundo Brandão (1984) a pesquisa participante é um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação. Estes participantes são os oprimidos, os marginalizados os explorados. Trata-se, portanto, de uma atividade educativa de investigação e ação social.
Exemplo de pesquisa participante(resumo):
Promoção à saúde e educação: diagnóstico de saneamento através da pesquisa participante articulada à educação popular (Distrito São João dos Queiróz, Quixadá, Ceará, Brasil).
Autores: Dalva A. Mello, Maria Zélia Rouquayrol, Dominique Araújo, Marcelo Amadei , Janaina Souza , Lourdes F. Bento, Janaina Gondin e Janine Nascimento .
Palavras-chave: Educação em Saúde; Promoção à Saúde; Participação Comunitária; Saneamento.
Este trabalho foi desenvolvido em uma comunidade rural – vila de São João dos Queiróz, Distrito do Município de Quixadá, Ceará, através da pesquisa participante articulada à educação popular, tendo como referencial a promoção à saúde de acordo com os princípios da Carta de Ottawa, 1986. Participaram do projeto representantes das diversas instituições públicas do distrito e entidades associativas ligadas ao movimento popular.(participação da comunidade).
O tema gerador, definido em assembleia da associação comunitária, foi o diagnóstico de saneamento, e o ponto de partida, o levantamento da condição situacional. Os resultados obtidos mostraram as precárias condições locais de saneamento, escolaridade, renda e trabalho.
As sugestões para resoluções dos problemas foram organizadas para subsidiar a agenda de planejamento das políticas locais de saúde. A avaliação foi processual e enriquecida com práticas do cotidiano da pesquisa.
A pedagogia problematizadora, desenvolvida durante o processo educativo, contribuiu para a construção e a reconstrução crítica