INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO
OBJETIVO
Aqui abordaremos os conceitos acerca de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. O curso tem por objetivo auxiliar os membros da CIPA a desempenham trabalhos profissionais ligados a investigações de doenças e acidentes no âmbito trabalhista.
Ao término da investigação os membros irão apresentar os resultados dos trabalhos da Comissão de Investigação da Doença Ocupacional e/ou Acidente de Trabalho, bem como, adoção de medidas gerenciais e operacionais preventivas, com objetivo de evitar surgimento de doenças e acidentes similares.
O QUE É DOENÇA OCUPACIONAL?
“CONDIÇÃO FÍSICA OU MENTAL ADVERSA, ORIGINÁRIA DE
E/OU PIORADA POR UMA ATIVIDADE DE TRABALHO E/OU
SITUAÇÃO RELACIONADA AO TRABALHO”
(OHSAS* 18001:2007)
* OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety
Assessment Services, cuja melhor tradução é Série de Avaliação da
Segurança e Saúde no Trabalho.
O QUE É ACIDENTE DE TRABALHO?
Conceito Legal
(Lei 6367/76 e 8.213/91)
Art. 19 -“Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte ou perda, ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
NEXO CAUSAL ENTRE A DOENÇA OCUPACIONAL OU ACIDENTE DE
TRABALHO
O nexo causal ou nexo técnico é o “link” entre a doença ocupacional e/ou acidente de trabalho referente a atividade atual ou pregressa do trabalhador. Esse elo representa o ponto de partida para o diagnóstico e a aplicação de medidas de prevenção corretas, mas, principalmente, para a adoção de ações no âmbito do sistema de saúde do trabalhador junto a segurança do trabalho. PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO(PAIR)
DIMINUIÇÃO
GRADUAL
DA
AUDIÇÃO
DECORRENTE
DA
EXPOSIÇÃO DE NÍVEIS ELEVADOS
DE RUÍDOS.ALÉM DA PERDA
AUDITIVA, OUTRA ALTERAÇÕES
IMPORTANTES
PODEM
PREJUDICAR A QUALIDADE DE
VIDA DO TRABALHADOR.
Ex: Trabalhadores