matematica
Grau Geral
Autores
Ana Luísa
Fátima Gordo
José Duarte
Instituto de Emprego e Formação Profissional
Março de 2001
Programa de Matemática e Realidade
(Grau Geral)
A Matemática na Formação Profissional
A Matemática como uma componente sócio-cultural da Formação Profissional do IEFP, deve contribuir para a formação geral do indivíduo, como cidadão capaz de pensar criticamente e intervir no quotidiano e simultaneamente fornecer ferramentas conceptuais e operatórias, que permitam aos formandos responderem de forma adequada aos problemas colocados pela prática profissional.
O programa de Matemática na formação profissional, deve assim responder a preocupações de uma formação para a cidadania, em paralelo com o desenvolvimento de competências profissionais que facilitem ao formando o desempenho de tarefas diversificadas no contexto do seu trabalho e a abordagem de situações e problemas do quotidiano.
Pressupostos de um programa
Assumem-se como pressupostos que:
- o conhecimento é uma construção pessoal e social, o que implica o envolvimento dos formandos em actividades onde o saber e o saber-fazer se cruzam e os processos de comunicação e interacção são valorizados, sustentando aprendizagens significativas;
- a flexibilidade curricular é sempre possível e deve permitir percursos diversificados que respondam aos interesses do indivíduo, à sua ‘história’ escolar e profissional, e à natureza das diferentes profissões e respectivas competências de qualificação exigidas.
Competências
Existe um conjunto de competências que se consideram fundamentais e que os formandos devem desenvolver ao longo da sua passagem pelos módulos que constituem o Grau Geral. O termo competência é aqui entendido em sentido amplo, incluindo conhecimentos, capacidades e atitudes, ou seja, saber em acção. Assim, quando se fala em competências essenciais a desenvolver neste grau, além dos conteúdos matemáticos