inversor de frequencia
O QUE É?
Um inversor de frequência nada mais é do que um equipamento eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de motores elétricos trifásicos, e tem como principal função alterar a frequência da rede que alimenta o motor, fazendo com que o motor siga frequências diferentes das fornecidas pela rede, que é sempre constante. Desta forma podemos facilmente alterar a velocidade de rotação do motor de modo muito eficiente.
PRINCIPIOS BASICOS (FUNCIONAMENTO) (BLOCOS)
O princípio de funcionamento de um inversor de frequência, está no fato de que a velocidade síncrona de um motor é função da frequência da rede de alimentação e do número de pólos do motor.
O número de pólos do motor é imutável para um motor com apenas um enrolamento por fase e por ranhura, e é função característica da montagem do motor. Os motores dahlander e os motores com mais de um enrolamento na armadura, variam de velocidade, mas pela mudança de número de pólos do motor, conforme a ligação feita. As variações de velocidade são sempre fixas e proporcionais ao número de pólos. Quando há um motor com apenas um enrolamento, o número de pólos é fixo, logo a rotação do motor também. Para esse motor, quando há a variação da frequência da rede de alimentação, há também a variação da velocidade do mesmo, proporcional a variação da frequência. Logo, o inversor de frequência deve controlar a frequência do sinal que alimenta o motor.
Para conseguir fazer essa variação na frequência da rede de alimentação, o inversor de frequência é alimentado pela rede elétrica disponível, que no caso do Brasil a frequência da rede é de 60Hz. Após a entrada de alimentação (CA) no inversor a tensão é retificada para tensão contínua (CC). O sinal alternado conseguido para alimentar o motor é feito através de uma técnica chamada de PWM, ou modulação por largura de pulso, que reconstrói o valor de tensão na saída do inversor, porém com uma frequência definida pelo usuário que pode ser de 0Hz, a