Invasão da forças armadas da colômbia no território equatoriano
Um dos principais conflitos foi a invasão do território equatoriano pelas forças armadas da colômbia em um ataque contra as frarc (resultou na morte do n° 2 e outros guerrilheiros das FARC). e o presidente da venezuela, Hugo Chavez, apoiou a iniciativa de uma guerra entre os países e que lutaria a favor do equador.
A venezuela que é a principal fornecedora de gás para a américa do sul não está conseguindo cumprir a demanda que os seus países compradores já haviam estabelecido em contratos na época em que a Petrobrás operava em território venezuelano e com a menor demanda de gás e uma procura que aumenta freneticamente pelo produto alguns países acabam enfrentando algumas crises internas como ameaça acontecer na Argentina por causa da falta de gás, porem, eles, argentinos, pedem que o Brasil diminua a sua importação de gás para sobrar mais no mercado. o que será melhor: ajudar a Argentina e abrir mão do gás ou obrigar o comprimento do nosso contrato estabelecendo a quantidade de gás exata e não deixa se instalar uma crise nacional por causa do gás? o Brasil não abriu mão do gás e o povo argentino que ficou contra o nosso governo e os provocaram em citar o Brasil apenas como um grande capitalista, desumano.
como diz o jornal G1 no dia 03/03/08
Qualquer invasão de território é condenável, diz Amorim
Governo sugere pedido de desculpas explícito da Colômbia ao Equador.
Crise teve início com ataque colombiano às Farc em território do Equador.
O governo condenou nesta segunda-feira (3) a invasão do território equatoriano pela Colômbia e sugeriu um pedido de desculpas explícitos para diminuir a tensão envolvendo os dois países.
Militares colombianos entraram em território do Equador numa ação contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colombia (Farc). Na investida, o militante Raúl Reyes, considerado o número dois da guerrilha, foi morto.
O ministro das Relações Exteriores, Celso