Colômbia: uma análise de conjunturas.
Arquianny de Moura Macedo Macedo1
Joana Maria Barreto de Andrade2
Jorge Matheus Oliveira Rodrigues3
O trabalho tem por objetivo analisar a Colômbia a partir de vários aspectos, dentre eles podemos destacar o histórico, político, econômico e social. A análise histórica baseia-se na formação do país, como ele foi colonizado e sua relação com os vizinhos ao longo do século; o político tem como foco a sua política externa, aliados e seu processo de integração ao longo dos séculos; o econômico mostrará seus principais produtos e como o país adaptou-se aos vários modelos econômicos impostos; e por fim, o social, como se deu a relação governo/sociedade desde sua colonização e como evoluiu até os dias atuais. Toda pesquisa foi feita baseada em livros, blogs e sites e espera-se que no final deste trabalho, possamos criar um estudo que venha a ser usado em futuras pesquisas.
Palavras-chaves: Colômbia; Política Externa; Análise conjuntural
1-Breve histórico e as Relações Internacionais do país ao longo dos anos: linhas, parceiros e estratégias
Marcados pelos excessos espanhóis, grande parte dos países latino-americanos iniciou, por volta do século XVIII, movimentos de independência inspirados na Revolução Francesa. Soma-se a isso, no caso das colônias espanholas, a vacância do trono – ocasionada pela invasão de Napoleão ao país de Cervantes. Nesse contexto de revoltas e movimentos independentistas, diversos países se encontravam em situações em que teriam de decidir entre a lealdade à Coroa Espanhola, que nesse momento não possuía o controle efetivo da Espanha bem como de seus territórios ultramarinos, e o aproveitamento da oportunidade que surgia para declarar independência do império espanhol.
O caso colombiano não foge à regra. Decididos a aproveitar a ausência do poder central da Espanha para declarar sua autonomia, os revoltosos da Colômbia estavam divididos entre aqueles crentes numa Federação –