MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA
HISTÓRIA-LINCENCIATURA
LUZETE RODRIGUES MOTA
MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA
Cruzeiro do Sul - Acre
2013
LUZETE RODRIGUES MOTA
MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Histéoia Moderna II, Povo, Cultura e Religião, História do Brasil II, História de América II e Seminário IV.
Orientadores(as): Prof. Guilherme Bordonal, Gleiton Luiz de Lima, Fabiane Tais Muzardo, Taíse F. C. Nishikawa e Bernadete.
Cruzeiro do Sul - Acre
2013
Introdução. O presente trabalho tem como objetivo geral, analisar e compreender os movimentos de independência que aconteceram na América entre os séculos XVII e XVIII, e nesse contexto sistematizando seus desdobramentos. Em fim, buscarei neste trabalho realizar um balanço bibliográfico que avalie os principais marcos dessa reflexão, assim como a possibilidade de generalização dessa nova abordagem a um número mais amplo de movimentos no continente.
Desenvolvimento.
Como enfatiza a própria autora os movimentos de independência hispano-americanos nunca haviam sido plenamente associados à ideia de revolução até muito recentemente, apesar de o termo aparecer com grande frequência na historiografia tradicional sobre as independências no continente. No conjunto das Américas, a problemática da revolução no contexto das independências sempre pareceu reservada ao caso clássico da "Revolução Americana" - a das Treze Colônias, em fins do século XVIII - e ao caso-limite do Haiti, no qual a articulação entre revolução, independência e abolição imprimiu características sobremodo radicais ao processo. Vale lembrar que esse assunto muito raramente