Introdução á gestão
Caso Prático
A Dress-In é uma PME do Sector Têxtil que produz peças de vestuário e textêis domésticos (roupas de cama e mesa), situada no Porto.
Júlio Silva é o gestor responsável por um grupo de trabalhadores do sector de textêis domésticos aos quais dá grande autonomia na tomada de decisões pelo que desde sempre estes foram habituados a trabalhar autonomamente, como bem entendiam. Júlio Silva sempre apostou também numa forte orientação para as pessoas.
Começou-se a notar no departamento de produção, mais concretamente no sector de textêis domésticos, uma grande falta de orientação para as tarefas.
Nos últimos meses geraram-se vários conflitos entre os trabalhadores o que tem vindo a afectar a sua produtividade. Os trabalhadores estão desorganizados e preguiçosos.
O responsável por esse sector, Júlio Silva, nota então que deverão ser tomadas medidas pelo que é convocada uma reunião com o intuito de debater o problema e encontrar as respectivas soluções.
Análise do caso
Qual o principal problema deste sector?
O principal problema foi a delegação dada aos trabalhadores em excesso que pode resultar em perda de controlo se o feedback for negativo, possibilidade de fracasso se a delegação não for bem entendida ou se quem recebe a delegação não tem as competências necessárias á função ou se não existir responsabilidade suficiente para o desempenho do cargo.
A orientação está também essencialmente virada para as relações com os trabalhadores e pouca nas tarefas, pelo que os trabalhadores não tem também a maturidade suficiente para prosseguir sobre este tipo de orientação.
A falta de orientação para as tarefas começou a provocar discordia e desorganização entre os trabalhadores.
Qual é , segundo o que foi estudado, o estilo de liderança descrito no caso?
Segundo o estudado, pode-se descrever este estilo de liderança segundo duas teorias, os quatro estilos de Likert e teoria situacional de Hersey e Blanchard.
Segundo Likert o