Introdução à Performance e à Aprendizagem Motora
A maioria dos seres humanos nasce com a capacidade de produzir muitas habilidades, e somente um pouco de maturação e experiência é necessário para produzi-las na forma quase completa. Andar e correr, mastigar, equilibrar-se e evitar estímulos dolorosos, são alguns exemplos desses comportamentos relativamente inatos.
Os seres humanos têm maior flexibilidade do que todo os outros, o que permite adquirir proficiência para profissões como químico ou programador de computadores, para a competição de música ou atletismo ou simplesmente pra conduzir a vida cotidiana mais facilmente.
Aplicações do Conhecimento sobre Habilidades
Sem dúvida, muito do que os técnicos realizam na prática, envolve de uma forma ou outra, instrução de habilidades. Os técnicos que compreendem estes processos mais efetivamente levam, sem dúvida, vantagem quando seus atletas estão em campo.
Ensinar habilidades de trabalho mais eficientemente e determinar quais indivíduos são mais adaptados a ocupações especificas são situações típicas onde o conhecimento sobre habilidades pode ser útil na indústria,
Os princípios são aplicados tanto no campo de terapia física quanto no da terapia ocupacional, onde o interesse está na (re)aprendizagem e n produção de movimentos que forma perdidos em acidentes na cabeça ou na coluna, choques, defeitos congênitos e outros.
Definições de Habilidades
Consiste na capacidade adquirida de atingir um resultado final com máximo de certeza e um mínimo dispêndio de energia ou de tempo e energia.
Há diversos aspectos importantes desta definição: Primeiro a execução de habilidades implica em algum objetivo ambiental desejado, como manter uma parada de mãos na ginástica ou dar um passe para a frente no futebol.
Segundo lugar, ser habilidoso implica em atingir o objetivo da performance, este resultado final”, com o máximo de certeza.
Em terceiro lugar, a principal característica em muitas habilidades é a minimização,