Introdução e processamento de cerâmicos
Existem várias técnicas de produzir cerâmicos e dar-lhes uma forma. Estas técnicas são usadas para fabricar produtos que usamos no nosso dia-a-dia, como a nossa loiça que usamos nas nossas refeições, os vidros das nossas janelas e até partes dos nossos aparelho eléctricos. Técnicas como o slip-casting, prensagem uniaxial, extrusão, entre outras. A técnica que vamos estudar neste trabalho é o slip-casting. Esta é usada na produção de peças cerâmicas, principalmente quando o produto final tem uma geometria complexa. O slip-casting consiste em vazar uma suspensão (slip), constituída por água, partículas cerâmicas e aditivos, para um molde de gesso e deixar que o gesso absorva a água da suspensão ficando uma camada com uma determinada espessura de cerâmico sólido. Quando a camada tiver a espessura pretendida retiramos o excesso de suspensão. Depois da peça secar, retiramo-la do molde e esta está pronta para prosseguir para o cozimento.
Processamento de cerâmicos
Obtenção de pós
O processamento dos cerâmicos começa por obter as partículas cerâmicas desejadas. Estas podem variar a sua composição química, mineral, pureza, estrutura química e física e o preço. A escolha das partículas vai depender do custo no mercado, requisitos técnicos para o processamento e vai depender também do tipo de solicitação que vai ser feita ao material enquanto está em serviço.
Preparação dos pós
Existem vários métodos para preparar pós que vão mais tarde constituir uma peça cerâmica. Podemos dividir em métodos mecânicos e métodos químicos.
Os mecânicos são usados para preparar cerâmicos tradicionais. Os métodos mecânicos como a moagem a altas velocidades também é usado para preparar pós finos de cerâmicos avançados.
Os métodos químicos são usados para preparar pós cerâmicos avançados através de materiais sintéticos. Contudo mesmo alguns métodos necessitam de moagem (grinding) para quebrar os aglomerados e para obter as características necessárias do nosso pó, como tamanho de