Trab academicos
INTRODUÇÃO GERAL À TECNOLOGIA CERÂMICA
1.1 INTRODUÇÃO
A Cerâmica é praticamente tão antiga quanto a descoberta do fogo. Predominaram ao longo da história e até o final do século XIX, métodos artesanais para a obtenção dos mais variados objetos. Tais objetos de uso decorativo ou doméstico e de uso na construção civil e industrial eram produzidos manualmente e muitos deles com excelente qualidade. Neste século XX, acompanhando a evolução industrial, a indústria cerâmica adotou a produção em massa, para a qual são de fundamental importância o conhecimento e controle das matérias-primas, dos produtos e dos processos. Em termos de evolução técnico-científica, a Cerâmica pode ser dividida em três períodos:
O primeiro período é denominado período keramos (do grego, sólido sintetizado) e abrange o período dos tempos pré-históricos até cerca de 1900. Neste período, típico de atividade agrícola ou artesanal, as peças obtidas ã partir dê matérias-primas naturais eram queimadas em fomos rudimentares: Toda a tecnologia era baseada na experiência de fabricação de cerâmica artesanal transmitida- entre indivíduos.
O segundo período, denominado período industrial dos silicatos (de cerca de 1900 a 1940) abrange produtos cerâmicos fabricados- em escala industrial a partir dê matérias-primas naturais. Outros produtos industriais como o vidro, o cimento e refratários começam a ser produzidos industrialmente, com tecnologia experimental. A ciência estudava o quê já sé tinha obtido na prática.
No terceiro período, denominada período de cerâmica avançada ou cerâmica dê alta tecnologia (por volta de 1940 em diante), desenvolveu-se rapidamente a Ciência dos Materiais, na qual são estudadas a composição e as substâncias, assim como as causas das propriedades. Neste período, a Ciência está se antecipando à prática, prevendo, calculando reações e obtendo produtos com as propriedades desejadas. Face ao enfoque histórico e à grande diferença tecnológica entre os produtos obtidos