Introducao E Conteudo Ceramicos V02
TM334
Aula 01: Revisão de Estrutura Atômica e Ligação Interatômica e Introdução aos
Materiais Cerâmicos
Prof. Felipe Jedyn
DEMEC – UFPR
Cerâmicos
O que será visto
Os materiais cerâmicos são combinações de elementos metálicos e não metálicos, frequentemente óxidos, nitretos e carbetos.
Nesta classificação, existe um grande número de materiais, como: argilas, cimentos e vidros.
Cerâmicos
O que será visto
Apresentam ligações tipo iônicas ou covalentes, sendo isolantes elétricos e térmicos.
Os cerâmicos são em geral resistentes e muito frágeis. São resistentes à elevadas temperaturas e muito resistentes a ambientes corrosivos.
Polímeros
O que será visto
Os materiais poliméricos são normalmente combinações de elementos orgânicos, como o Carbono, Hidrogênio além de outros materiais não metálicos.
Polímeros
O que será visto
Nesta classe, os átomos estão ligados por ligações covalentes, além de outros tipos de ligações como forças de Van der Waals.
São isolantes elétricos e térmicos, sendo em geral de baixa densidade e grande flexibilidade. Pela constituição e tipos de ligações, apresentam limitada aplicação em temperatura.
O que será visto
Materiais Compósitos
Compósito é basicamente um material em cuja composição entram dois ou mais tipos de materiais diferentes. Alguns exemplos são metais e polímeros, metais e cerâmicos ou polímeros e cerâmicos.
Os materiais que podem compor um material compósito podem ser classificados em dois tipos:
O que será visto
Materiais Compósitos
Material matriz é o que confere estrutura ao material compósito, preenchendo os espaços vazios que ficam entre os materiais reforços e mantendo-os em suas posições relativas.
Materiais de reforço são os que realçam propriedades mecânicas, eletromagnéticas ou químicas do material compósito como um todo.
O que será visto
Materiais Compósitos
O grande potencial de desempenho destes materiais está baseado na possibilidade de sinergia entre material matriz e