processamento ceramico
Relatório Parcial: Métodos de Conformação de Materiais Cerâmicos
1. Introdução
Uma das principais preocupações na aplicação dos materiais cerâmicos está relacionada ao seu método de fabricação. Uma vez que os materias cerâmicos possuem temperaturas de fusão relativamente altas, sua fundição é normalmente impraticável. Além disso, na maioria dos casos, a fragilidade desses materiais impede sua deformação, sendo assim os processos de conformação por fusão/solidificação seguidos de processamento termomecânico, muito empregado em metais e termoplásticos, não adequados para as cerâmicas.
Nesse caso, formatos úteis são obtidos pelo processamento de dos pós cerâmicos, sendo o pó constituido de partículas finas. A síntese compreende à etapa de produção dos pós cerâmicos que compreende em etapas de moagem, separação de impurezas, mistura com outros pós e atomização, resultando num pó fino e bem homogêneo. Diferentes técnicas, tais como prensagem, colagem de filmes cerâmicos, extrusão, injeção e colagem de barbotina, são utilizadas para conformá-los em objetos com formato desejado, conhecidos como cerâmica verde que compreende a cerâmica que ainda não passou por um tratamento em alta temperatura, denominado sinterização. Desta forma, com frequência os materiais cerâmicos são conformados utilizando os métodos de conformação de pós citados anteriormente e na sequência são sinterizados.
2. Materias e Métodos
Na figura 1, abaixo, apresenta-se um fluxograma geral das técnicas para processamento de cerâmicas.
4
Figura 1: Processamento cerâmico
2.1.Prensagem
O processo de presagem consiste essencialmente em, uma massa pulverizada contendo geralmente uma pequena quantidade de água ou outro aglutinante é compactada na forma desejada por aplicação de pressão. O grau de compactação é maximizado e a fração dos espaços vazios é minimizada com o emprego de partículas maiores misturadas com partículas mais finas em proporções apropriadas. Não