meu trabalho
O Bloco tem como meta a integração dos países, economicamente, além de também integrar seus habitantes a transitar de forma mais fácil entre os países vizinhos. Tem também a intenção de melhorar a passagem de mercadorias, exportação e importação entre os países.
Esse Bloco vem da ideia de formar uma “equipe” da América Latina. E começou a ganhar força já na década de 60. “Na década de 80, chegou-se a fundar a “Associação” Latino-Americana de Integração”, que resultou na “declaração de Iguaçu” (um acordo econômico assinado por Brasil e Argentina), que por sua vez veio a ser a “Tratada de Integração, Cooperação e Desenvolvimento”. Este último foi de um acordo para firmar um mercado comum entre os dois países e que poderia se aderido pelos vizinhos latino-americanos.
Já no ano de 1991, e com Uruguai e Paraguai juntos ao Brasil e Argentina, é assinado o “Tratado de Assunção”. Ele vinha facilitar a passagem produtos pessoas e serviços entre si. Nas áreas dos países participantes do tratado, deu-se o nome de “área aduaneira”. Nessa área, todos os países podiam cobrar uma cota única de importação. Que atualmente, era os países concentrado de uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares. E em 1996, ocorreu à entrada de Bolívia e Chile como países associados. Em 2004, o