Culto ao corpo perfeito
Braz Simplício da Costa Junior¹
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levar as pessoas a uma reflexão sobre a intensificação do ‘‘culto ao corpo perfeito’’ nas sociedades atuais, resultada a partir da influencia da mídia sobre o seu público-alvo. Apresentar, também, o quanto a mídia impõe padrões de beleza, o que leva a uma crescente preocupação com a imagem e a estética. Além de, apresentar problemas decorrentes a esse ‘‘culto ao corpo perfeito’’, como os distúrbios alimentares, que vem atingindo pessoas cada vez mais jovens. Assim, neste ensaio será explorada a mídia e o resultante culto ao corpo perfeito perante o seu público-alvo.
Palavras-Chave: Mídia, corpo, perfeito, padrões, beleza.
Introdução
Não é novidade que a mídia exerce uma grande influencia sobre a sociedade contemporânea. Um evidente exemplo de tal influencia é o fato de que, cada vez mais, pessoas se espelham em estereótipos impostos através da mídia. Seja ele um corpo sarado, esquelético, olhos azuis, cabelos loiros, a mídia tem cumprido cada vez mais o papel de criar imagens a serem copiadas pelo seu público-alvo. Essa busca pelo surreal ‘corpo perfeito’ faz com que pessoas coloquem ate mesmo sua saúde em risco, com dietas rigorosas e tratamentos caros. O público-alvo tem buscado cada vez mais ter uma aparência semelhante a de estereótipos mostrados na mídia e realizado o chamado ‘‘culto ao corpo perfeito’’. Tão ação consiste em uma preocupação descomunal com o corpo, tendo como objetivo atingir o que é imposto como ‘‘corpo perfeito’’.
Documentação
A sociedade contemporânea apresenta uma preocupação enorme em relação ao corpo, onde persiste uma necessidade de se adequar a padrões estabelecidos pela mídia. A Prof. Renata Russo afirma que: ‘‘A indústria corporal através dos meios de comunicação encarrega-se de criar desejos e reforçar imagens, padronizando corpos. Corpos que se vêem fora de medidas, sentem-se cobrados e insatisfeitos’’