Ceramica
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
aIRTON MANFRINI JR
Cesar henrique
Estella Larissa michelazzi matsuoca leandro de góis luiz fernando massoni tania bahis de sá thiago eidi matuo
WAGNER KIMURA
iNTRODUÇÃO À CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
Cerámica
Londrina
2014
Introdução
Os Matérias Cerâmicos, são constituídos da ligação entre elementos metálicos e não metálicos que são submetidos a altas temperaturas.
Devido à grande amplitude de matérias cerâmicos conhecidos, sua classificação muda de acordo com o país, devido a sua classificação em relação a lugares que podem ser aplicados, suas propriedades, materiais constituintes. A cerâmica está em praticamente todos os lugares, seja ela a cerâmica tradicional ou cerâmica avançada, cerâmica artística ou cerâmica industrial. A cerâmica atende as altas exigências de segurança e funcionalidade nas mais diversas áreas. Seu uso vai desde uso domiciliar até aplicações em áreas espaciais.
No Brasil existem os seguintes tipos de Materiais Cerâmicos:
- Cerâmica Vermelha: Como o próprio nome diz Materiais Cerâmicos de cor avermelhada, em maior parte feitos a partir da Argila, como tijolos e telhas.
- Materiais de Revestimento: São usados na construção Civil, para cobrir, dar certa aparência, recobrir, proteger determinado local, são obtidos à partir da argila combinada com materiais não orgânicos, como azulejos e ladrilhos.
- Cerâmica Branca: São materiais cerâmicos de cor branca, meio rosada ou creme dependendo da temperatura que são submetidas e das impurezas nelas contidas, esses materiais são revestidos por uma camada de “esmalte” de vidro, do qual não possui cor, como louça de mesa e Louça sanitária.
- Materiais Refratários: Desenvolvidos para suportarem altas temperaturas, são feitos a partir da mistura de vários materiais, como o Oxido de Alumínio, para o revestimento de fornos.
- Isolantes térmicos:
1-Materiais Refratários Isolantes: Materiais que entram no grupo de