Introdução a Farmácia
Para realização de trabalho de fins acadêmicos baseado na NR 32 estabelecida para fins de segurança, proteção e preservação da saúde de profissionais que atuam em devidos estabelecimentos e para todos que estão ao seu redor, esta norma deve ser de conhecimento geral dos profissionais de saúde, para devidas aplicações em seu local de trabalho. O foco será voltado para áreas farmacêuticas, sabendo onde, como e porque aplica-la.
Notícias muitas vezes nos mostram acidentes relacionados ao ambiente de trabalho. Tudo que se volta para a área da saúde, como atendimento hospitalar, laboratorial e áreas de pesquisas laboratoriais sobre vacinas, doenças, etc. nos expõe a estes riscos que muitas vezes por um descuido, um descarte de material biológico em local indevido pode gerar uma epidemia. E para que estes acidentes sejam evitados esta norma foi vigorada.
Para análise e interpretação da norma NR 32, serão abordados os tópicos voltados para a área Farmacêutica, e então haverá uma discussão da importância que se pode gerar para nós.
32.1 Do objetivo e campo de aplicação
32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
32.1.2 Para fins de aplicação desta NR entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.
32.2 Dos Riscos Biológicos
32.2.1 Para fins de aplicação desta NR, considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos.
32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas