relátorio de introdução a farmacia
DO ESPÍRITO SANTO
Relatório sobre a Atuação do farmacêutico no
Laboratório de análise Clínicas
FARMÁCIA 1° PERÍODO
DAYSE GLÓRIA DA FONSECA SANTOS
PROF. RODRIGO ALVES DO CARMO
SERRA 25 DE MAIO DE 2011.
Elaboração do relatório
2.1 Introdução
História da Farmácia
A farmácia surgiu por volta de 1752. No início ela tinha como principal função a manipulação dos medicamentos. A partir da industrialização dos medicamentos, o farmacêutico perdeu seu posto para donos de grandes indústrias, migrando para área de análise clínicas. Em 1950 o farmacêutico começa reaver seu posto. Só em 1975 o curso de farmácia hospitalar foi reconhecido oficialmente. Em 1986 o MEC exige do farmacêutico o ensino superior na área de farmácia. Em 1998 Já existe o curso de residência na UFES na área hospitalar. Em 2004 foi feito um teste diagnóstico para avaliar a área farmacêutica. Em 2008 Sai a resolução 492 descrevendo as atividades do farmacêutico na área hospitalar.
2.2 Estruturação de uma Farmácia Hospitalar
Primária: Padronização. Planejamento de estoque. Aquisição. Armazenamento. Dispensação. Controle de estoque. Informação sobre medicamentos.
Secundária: Farmacotécnica: estéreis e não- estéreis. Controle de infecções hospitalares. Suporte nutricional. Educação e treinamento. Farmácia clínica. Participação na elaboração de protocolos. Farmacovigilância.
2.4 Mudanças no cenário da Farmácia Hospitalar
Antes: um setor para estocagem de produtos; manipulador de medicamentos estéreis e não- estéreis; pouca ou nenhuma relação com o paciente.
Hoje: setor administrativo e clínico; prática da farmácia clínica e atenção farmacêutica; interação direta com o paciente.
Desejável de uma Estrutura: Localização; Área Física; Recursos Humanos; Recursos Materiais; Informática; Inter-relação com outros setores.
2.5 Funções Básicas ou Prioritárias do Farmacêutico Hospitalar
•Manipulação e controle dos medicamentos;
•Distribuição e