Introdução a Eng. de Produção
1) Qual a diferença entre Processo e Procedimento e para que elas servem?
Procedimentos são apenas instruções para realização de uma atividade ou operação, serve para realizar um trabalho complexo que necessita de consistência, ou seja, deve ser feito sempre da mesma forma.
Processo é o que controla o que, quando e como fazer para obter a saída desejada, serve para converter entradas em saídas.
2) Conceitue de forma abrangente, o termo “Qualidade”:
Qualidade é a adequação ao uso, é uma conformidade as exigências. Qualidade tem haver primordialmente, com o processo pelo qual os produtos são materializados, ou seja, se o processo for bem realizado um bom produto final advirá naturalmente.
3) Quais são os sete ferramentas da Qualidade? E quando elas surgiram?
As sete ferramentas da qualidade são: Gráfico de Pareto, Diagrama causa e efeito, Histograma, Folhas de verificação, Gráfico de Dispersão, Fluxograma e Cartas de Controle.
Elas surgiram em 1960 após o período de guerra e é aplicada nas organizações até hoje.
4) Como funcionava o controle de qualidade na primeira etapa de sua evolução?
A primeira etapa da evolução da qualidade funcionava pelo controle da qualidade pelo operador, nessa etapa a qualidade é assegurada pela perícia do operador ou por um pequeno grupo, dessa forma cada um tinha o controle sobre o seu serviço, porem nessa fase muitas falhas de qualidade ocorreram.
5) Por que as empresas que adotam um sistema de qualidade total têm vantagem sobre seus concorrentes?
Porque alem de se descatar das demais, tem condições de se expandir dentro do ramo em que se encontra, pois a certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta à produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilitando assim o acesso a novos mercados.
6) Qual a sequencia para a implementação de um sistema de gestão compatível com a ISSO 9000:2000?
A implementação da ISSO